TENHO CÂNCER, E AGORA?
O diagnóstico de câncer de mama é realizado através da confirmação de achados suspeitos no exame físico ou de imagem com a realização da biópsia de área suspeita. Uma vez confirmado a presença do tumor, será avaliada a necessidade de realização de exames para estadiamento como exames de sangue, raio-X de tórax, ultrassom de abdome, tomografia e cintilografia óssea, entre outras específicas para cada caso e a critério médico.
O tratamento é chamado de multimodal, pois inclui algumas etapas conforme o estadiamento e o tipo de tumor: cirurgia, quimioterapia, imunoterapia, terapia-alvo, hormonioterapia e radioterapia.
TIPOS DE CÂNCER
Existem diversos tipos de câncer de mama e maneiras diferentes de caracterizá-los.
A tipologia é determinada pelas células específicas da mama afetadas. A maioria dos cânceres de mama são carcinomas, que são tumores que começam nas células epiteliais que revestem órgãos e tecidos do corpo.
• O câncer de mama in situ é um câncer que não ultrapassa a parede do ducto e não cresce no restante do tecido mamário.
O carcinoma ductal in situ (CDIS), também chamado de carcinoma intraductal, é considerado não invasivo ou lesão pré-cancerígena.
• Câncer de mama invasivo (ou infiltrante) é aquele que se disseminou pelo tecido mamário adjacente.
Os tipos mais comuns são o carcinoma ductal invasivo (ou chamado de sem outras especificações) e o carcinoma lobular invasivo.
Subtipos moleculares:
-
Triplo negativo
-
HER Positivo
-
Luminal A e B
TIPOS DE TRATAMENTO
Após o diagnóstico e estadiamento da doença, o médico discutirá com a paciente e com a equipe multidisciplinar as opções de tratamento. Existem vários tipos de tratamentos para o câncer de mama que dependem do tipo e do estágio da doença.
Tratamento Locais:
A terapia local visa tratar um tumor localmente. Os tipos de terapia local utilizados para o câncer de mama incluem:
-
Cirurgias mamárias: podem ser chamadas de conservadoras quando se preserva a mama ou radical quando há retirada de uma ou de ambas as mamas. No momento da cirurgia pode ser realizado a cirurgia de reconstrução para atenuar o dano estético da mama.
-
Radioterapia: consiste no tratamento das células residuais da mama, com feixes de radiação ionizante, minimizando as recorrências locais.
Tratamento Sistêmicos:
A terapia sistêmica se refere ao uso de medicamentos que podem ser administrados por via oral ou diretamente na corrente sanguínea para atingir as células cancerígenas em qualquer parte do corpo. Dependendo do tipo de câncer de mama, diferentes tipos de tratamentos sistêmicos podem seu usados, incluindo:
-
Terapia Endócrina
-
Quimioterapia
-
Terapia alvo
-
Imunoterapia
Tenha Câncer e agora?
O tratamento do câncer de mama é realizado por uma equipe multidisciplinar incluindo cirurgiões, oncologistas, radioterapeutas, oncogeneticistas. Uma vez diagnosticada, você deve procurar um especialista com quem esteja a vontade para realizar o tratamento