Estudo realizado pelo INCA, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, reuniu dados que comprovam como a prática de atividade física pode beneficiar as pacientes em tratamento do câncer de mama.
A pesquisa ressalta como os exercícios físicos melhoram a qualidade de vida e o bem-estar das pacientes, aumentam as respostas benéficas ao tratamento e diminuem as chances de recidivas.
Entre os principais benefícios avaliados, está o controle e diminuição de outros problemas de saúde que as pacientes podem apresentar durante o tratamento, como alterações metabólicas, obesidade, osteoporose, ansiedade, depressão e doenças cardiovasculares. O artigo foi publicado na revista Acta Scientific Women's Health, em maio de 2022.
Apesar de o câncer de mama ser o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, o número de sobreviventes é cada vez maior. Por isso, é fundamental considerar aspectos como o impacto do diagnóstico e os efeitos do tratamento, não só no bem-estar físico como também na saúde mental do paciente.
Comments