top of page

Outubro Rosa: Conselhos de 3 mastologistas para prevenir o câncer de mama



O câncer de mama é uma doença complexa e que envolve diversos fatores ambientais e comportamentais como gatilhos. Mas ao longo dos anos no consultório, além de estudos e comprovações científicas, observamos e constatamos que o estilo de vida saudável pode ser considerado o protagonista na prevenção da doença.


Neste mês, que chamamos a atenção para a conscientização e um olhar mais atento para as prioridades do nosso corpo e da mente, vamos além da prevenção, nosso desejo é que cada mulher redescubra seu potencial, a importância da sua saúde, do autoconhecimento e seja feliz.


Conselho 1: Movimente-se

Já compartilhamos aqui os benefícios da atividade física tanto para a prevenção quanto para evitar recidivas, mas nunca é demais lembrar que devemos sempre estar em movimento. Escolha uma atividade prazerosa, comprometa-se com a sua saúde e crie uma rotina de exercício físico, pelo menos 150 minutos por semana.


Conselho 2: Alimente-se bem

Invista em uma dieta para nutrir o seu corpo e mente. Priorize o consumo de alimentos que faça você sentir-se bem. Faça refeições de forma leve, em ambiente tranquilo e evite neste momento o acesso às telas de celular e também procure não discutir ou falar sobre assuntos estressantes. Observe seu corpo após cada refeição e, aos poucos, descubra quais alimentos são bons ou devem ser evitados por você.


Conselho 3: Esteja presente

Faça pausas ao longo do seu dia e esteja presente no agora. Escolha períodos na sua rotina em que você possa silenciar por apenas 5 minutos, fechar os olhos, respirar profundamente e sentir o seu coração bater. Aos poucos perceberá que essa prática trará mais foco e plenitude aos seus dias.


Conselho 4: Viva a sua vida

Recebemos pacientes com queixas de uma rotina corrida por conta dos filhos, preocupação com parceiros(as), estresse no trabalho e que acabam sentindo-se sobrecarregadas por resolver problemas. Por isso, o quarto conselho é apenas: viva a sua vida e permita que as pessoas ao seu redor também vivam a delas. Assim como existe o aviso do avião “primeiro devemos colocar as máscaras e depois ajudar outras pessoas”, faça de você a sua prioridade, foque naquilo que está no seu controle, desapegue do que não está e invista no que realmente pode contribuir.


Conselho 5: Escolha ver o lado positivo

Não estamos falando de positividade tóxica, mas sim de escolher como você deseja vivenciar os desafios e os agrados da sua vida. Como deseja escrever a sua história para contar daqui um ano: desafios superados como importantes lições ou reclamações e lágrimas de vitimização? Fatos são fatos e o que muda é somente como interpretamos cada um deles.


O último não é um conselho, mas um desejo: seja feliz. Encontre maneiras de descobrir como a felicidade está presente nos seus dias, seja agradecendo pela sua família, filhos e saúde. Você também pode descobrir a felicidade em uma xícara de café, em uma noite bem dormida, em gestos de gentileza. Observe os momentos que realmente se sente feliz e priorize cada um deles. Ser feliz não é complexo, nem difícil, mas é preciso calma e presença.


Comentarios


bottom of page