top of page

Caminhar 2 minutos pode diminuir o açúcar no sangue após a refeição




Apenas dois minutos. Esse é o tempo mínimo que uma simples caminhada pode fazer grande diferença nos níveis de glicose logo após a refeição e consequentemente na sua saúde.


Estudo publicado pelo Revista Sport Medicine em 2022, apontou que se as pessoas fizessem uma curta caminhada depois de comer, seus níveis de açúcar no sangue aumentavam e diminuíam mais gradualmente, e seus níveis de insulina eram mais estáveis ​​do que em pé ou sentados.


Segundo os pesquisadores, as pausas em pé ao longo do dia e após as refeições reduziram a glicose em média em 9,51%. Já a caminhada intermitente de intensidade leve ao longo do dia apresentou uma redução maior da glicose em uma média de 17,01% em comparação com a sessão prolongada.


A relação do movimento com o açúcar no sangue

Durante a caminhada, os músculos utilizam glicose no processo biológico. Desta forma, o movimento ajuda a “limpar” os açúcares da corrente sanguínea e transforma em energia para os músculos. É por esse motivo que muitos corredores utilizam carboidratos antes de uma maratona ou corrida, por exemplo.


Mas se deseja melhor qualidade de vida e ir além do controle dos níveis de açúcar no sangue após as refeições, nossa dica é praticar atividade física no mínimo 150 minutos por semana e dois dias de atividade de fortalecimento muscular no mesmo período.


Comments


bottom of page