Faça da saúde a sua prioridade
O Dia Internacional da Luta pela Saúde Mulher foi instituído em 28 de maio de 1984, no IV Encontro Internacional Mulher e Saúde, na Holanda. A data visa atrair a atenção sobre os diversos problemas de saúde do público feminino.
Acompanhamos nos últimos anos, grandes avanços na conquista por mais espaço, liberdade e reconhecimento da mulher na sociedade. Aliás, como três médicas mastologistas fazemos parte deste movimento e vivenciamos esforço diário por respeito, valorização e igualdade.
No entanto, as grandes e plausíveis vitórias foram inversamente proporcionais à atenção e cuidado com a própria saúde. O novo panorama trouxe um acúmulo de jornadas para as mulheres que afeta diretamente a nossa qualidade de vida e bem estar.
A rotina de trabalho e de cuidados com a família expõe ao estresse e favorece hábitos pouco saudáveis. A falta de atividade física e a dieta inadequada levam à obesidade. Consequentemente houve um aumento da incidência de doenças cardíacas, números de câncer de mama, útero e ovário, além de casos de depressão e ansiedade - cada vez mais comuns em consultório.
Mas calma, apesar do cenário preocupante, somos três médicas que compartilham os desafios do século XXI e não desejamos que haja um retrocesso, mas sim que as mulheres façam da saúde a sua prioridade.
Recomendações:
É humanamente impossível conquistar qualquer espaço, reconhecimento e independência se não tivermos um corpo saudável e uma mente tranquila. Por isso, seguem recomendações para que possamos sonhar, realizar e alcançar grandes metas sem abdicar da nossa saúde:
Atividade Física: comprometa-se em fazer exercício físico. Estabeleça uma estratégia para alcançar 150 minutos semanais de atividade moderada: caminhada, academia, subir escada, bike ou corrida, por exemplo.
Alimentação Saudável: invista em uma dieta a base de frutas, verduras, fibras e folhas verdes e reduza a ingestão de embutidos, alimentos industrializados, açúcares, gorduras saturadas.
Gerenciamento do Estresse: cuide da sua saúde-mental. Escolha um momento de desconexão da rotina atribulada e estabeleça rituais: visitar lugares novos na cidade, ouvir uma música relaxante, meditar e realizar aulas de yoga.
Sono: priorize uma boa qualidade do sono. Pratique higiene do sono, desligue o seu celular duas horas antes de dormir, tome um banho relaxante, leia algumas páginas de um bom livro e esteja consciente da sua respiração. Procure ajuda médica caso não consiga sozinha.
Menos álcool: reduza o consumo de álcool. O excesso da bebida pode gerar grandes problemas para a sua saúde, além de ter efeitos negativos para o sono, perda de peso, pele e saúde mental.
ความคิดเห็น